Ilha dos Negros – Presença Africana em Portugal

Associação Cultural e Juvenil Batoto Yetu Portugal

Visita guiada de autocarro e caminhada de 12 km (nível médio de dificuldade) pela reserva natural do Sado em memória e tributo aos vários povos africanos que por lá passaram.

Esta região tem uma ancestral presença de vários povos africanos (tropas romanas compostas por africanos, mouros e seus califados africanos de Marrocos e região da Senegámbia, e pessoas escravizadas da região da Guiné e Angola). Esta zona do Sado e as suas aldeias são das áreas que conservam na genética, gastronomia, arquitetura e toponímia, a memória dessa herança africana de vários estratos e condições sociais. Associados maioritariamente ao cultivo do arroz, recolha do sal e trabalho no desmatamento da floresta.

Informações adicionais:

Ponto de encontro às 7h45 no Pavilhão Carlos Lopes, com saída prevista de Lisboa às 8h00. Hora de chegada prevista às 17h. A visita inclui refeição completa depois da caminhada. Para informações detalhadas, envie email para bilheteira@galeriasmunicipais.pt

A Associação Cultural e Juvenil Batoto Yetu Portugal trabalha com jovens e crianças interessados na cultura africana, provenientes de meios económicos mais ou menos desfavoráveis. A filosofia da associação baseia-se na convicção de que, independentemente das condições económicas e sociais de cada pessoa, o (re)conhecimento e valorização das suas raízes culturais é um fator essencial para a consolidação da sua autoestima e sentimento de pertença.

ler mais
ler menos

Exposição Relacionada

Data
Título
Artistas
Curadoria
Galeria
21.07.2022
– 25.09.2022
Mirages and Deep Time
Mónica de Miranda
Azu Nwagbogu
Galeria Avenida da Índia