Noites de Verão

BLEID, Pedro Tavares, Rudi Brito, Noiva e Polido com Grupo de Música Contemporânea de Lisboa

GMCL
1/6

No seguimento do trabalho desenvolvido com o Grupo de Música Contemporânea de Lisboa na edição de 2021, e da aposta na regeneração da didáctica vanguardista do seu co-fundador Jorge Peixinho, desafiamos 5 jovens compositores nacionais de música electrónica experimental, de educação musical orientada pelo autodidatismo e intuição, para uma residência artística com o Grupo. Ao longo de 10 dias de trabalho será proposto que para peças musicais de sua autoria, BLEID, Noiva, Pedro Tavares, Polido e Rudi Brito empreendam com o Grupo e o seu Director Artístico e Maestro o processo de colocar em escrita a orquestração para a sua interpretação ao vivo pelo GMCL.
O GMCL foi criado há mais de 50 anos com o propósito de divulgar, interpretar, contextualizar de forma pedagógica e exclusiva a música contemporânea feita por compositores portugueses.
BLEID é uma produtora de música electrónica associada à comunidade artística queer em redor da Rádio Quântica, do colectivo mina e o espaço Planeta Manas.
Noiva, afiliada ao emergente Colectivo Colinas de Setúbal, reatará a colaboração com o GMCL decorrida das Noites de Verão em 2020.
Pedro Tavares é um artista audiovisual que assina discografia a solo como funcionário e integra o duo Império Pacífico.
Polido tem vindo a incidir a sua prática sobre o som como material e instrumento para abordar e articular questões de linguagem, arquivo e história da música.
Rudi Brito, também artista visual, militou no duo underground Yong Yong e edita regularmente música sob o nome Luar Domatrix.

ler mais
ler menos