Noites de Verão

Príncipe apresenta: DJ Nigga Fox + Niagara + DJ Marfoxt

DJ Marfox photo creds Marta Pina
1/3

A Príncipe é uma editora de Lisboa criada em 2011, “inteiramente dedicada a editar música de dança contemporânea 100% real a ser produzida nesta cidade, nos seus subúrbios, bairros sociais e guetos. Novos sons, formas e estruturas com o seu próprio código de poética e identidade cultural”, afiançava à sua chegada. O seu catálogo caminha para as quatro dezenas de títulos discográficos e há 8 anos que a editora calibra mensalmente uma Noite homónima para celebrar esta música e atitude no clube Musicbox.
Depois de uma série de discos iniciada com o revolucionário debute “O Meu Estilo” em 2013 – e de “Crânio” publicado há 2 anos na Warp, encontro marcante na sua literatura psicadélica para a pista de dança – Dj Nigga Fox lançou novo opus em vinil duplo, “Cartas na Manga”, na Príncipe no final do ano passado. Para além de noções de história e cultura Africana em Portugal, como respira e se transforma o que continua das ruas, o que o Algoritmo governa e o Estado legisla, o seu é um trabalho fruto do seu gesto genuíno como produtor, renovando uma e outra vez o prazer na liberdade de cruzamentos livres com que monta os seus ritmos & sons. Apresenta aqui a sua segunda actuação ao vivo, alicerçada no seu arquivo vivo de samples e esquiços de batidas em constante polinização, desenhando narrativas improvisadas no momento.

Os Niagara, o trio constituído pelos irmãos Alberto e António Arruda e a norte-americana Sara Eckerson, têm concretizado de forma serena e progressista as múltiplas mas convergentes teias narrativas a partir e sobre a cultura da música de dança electrónica que foram desenvolvendo ao longo do tempo – bem pra além dos EP’s na Príncipe, é dar um mergulho no catálogo prolífico no selo Ascender dos próprios. Após o meditativo EP “Salmo / São a fonte da sua própria luz” do ano passado, saiu em Maio último o LP “Pais & Filhos” pra adensar a música que propuseram em “Apologia”, o muito elogiado álbum de 2018 na Príncipe que surpreendeu pela respiração fusionista e gesto 4ª mundo de costura doméstica.
Dj Marfox, grão-mestre da ordem do Kuduro instrumental e além que dispensa introduções, propõe um balsâmico Dj set de ritmos mais lânguidos e leve leve para o final da temporada Noites de Verão 2020.

Príncipe – https://principediscos.bandcamp.com
Dj Nigga Fox – https://soundcloud.com/dj-nigga-fox-lx-monke
Niagara – https://soundcloud.com/niagara-1
Dj Marfox – https://soundcloud.com/dj-marfox

Este evento respeita as medidas preventivas Covid-19 em vigor.

ler mais
ler menos