Esta ilha que existe em mim

Constança Entrudo, Paulo Pires do Vale e Vera Mantero. Com moderação de Liliana Coutinho e Rita Cêpa (Coletivo de Curadores da Pós-Graduação em Curadoria de Arte da NOVA-FCSH)

image

Convidamos para uma conversa em torno da exposição Na margem da paisagem vem o mundo, com Constança Entrudo, Paulo Pires do Vale e Vera Mantero. Com moderação de Liliana Coutinho e Rita Cêpa (Coletivo de Curadores da Pós-Graduação em Curadoria de Arte da NOVA-FCSH), esta sessão desenvolver-se-á centrada na exploração e debate das principais questões latentes que corporizam o universo que rodeia a exposição patente no Pavilhão Branco, e que se prende com o panorama criativo contemporâneo madeirense.

A criação artística apresenta-se como um prolongamento de uma paisagem cultural que é por si só muito própria. Mas, o que traz realmente cada um da sua paisagem? É isso que propomos descobrir a partir da experiência pessoal de Constança Entrudo (designer têxtil), Paulo Pires do Vale (professor, ensaísta, curador e comissário do Plano Nacional das Artes) e Vera Mantero (bailarina, coreógrafa, performer e professora).

O conjunto de trabalhos apresentado nesta mostra pode referenciar a ilha, mas não pretende estar condicionado por ela. E é sobre esta imersão cheia de novas possibilidades imaginárias desprendidas de fronteiras físicas, que se convida o público a estabelecer um diálogo com os demais intervenientes, como meio de reflexão conjunta e problematização dos desafios que a exposição “Na margem da paisagem vem o mundo”, nos impõem. Especular-se-ão, durante estas duas horas, novas relações e outros arquipélagos de sentido.

ler mais
ler menos

Exposição Relacionada

Data
Título
Artistas
Curadoria
Galeria
30.06.2021
– 31.08.2021
Na margem da paisagem vem o mundo
Bruno Côrte, Ção Pestana, Carolina Vieira, Dayana Lucas, Duarte Ferreira, Filipa Martins, Hélder Folgado, Hugo Brazão, Hugo Olim, Joana Viveiros, Mariana Marote, Miguel Ângelo Martins, Nuno Henrique, Ricardo Barbeito, Sara Rodrigues, Tiago Casanova, Vítor Magalhães
Coletivo de Curadores da Pós-Graduação em Curadoria de Arte da FCSH – Universidade Nova de Lisboa
Pavilhão Branco