Workshop de Pedagogias Experimentais: Ilhas Rebeldes – Autonomia Zapatista

Lorena Tabares Salamanca

Ilhas Rebeldes é um workshop experimental sobre a poética colectiva, os movimentos sociais e os modelos alternativos de organização.
Podemos desafiar o nosso desejo de competição e rivalidade? O convite é para construirmos juntos objectivos comuns através do jogo Autonomia Zapatista. Convidamo-vos a participar nestes arquipélagos rebeldes compostos por múltiplas personagens entre cartas, figuras Zapatistas, caracóis e vários pares de dados. Nesta utopia feita jogo de tabuleiro, é possível construir sociedades autónomas baseadas em acordos mútuos sobre economia, educação, governo e saúde, assim como modelos baseados em novos princípios sociais.
A poética característica do movimento Zapatista assim como os seus sete princípios de autogoverno são o reflexo da defesa permanente das ecologias de vidas existentes, entre a representação política e a distribuição equilibrada dos recursos em função das necessidades de cada geografia. Desde 1994, este movimento anticapitalista teceu, através de laços comunitários e cooperativos, uma resistência que procura motivar transformações nas condições de desequilíbrio e crise civilizacional do planeta.

Exposição

Data
Título
Artistas
Curadoria
Galeria
24.02.2023
– 28.05.2023
Emancipação do Vivente
Alfredo Jaar, Colectivo Ayllu (Alex Aguirre Sánchez, Leticia/Kimy Rojas, Francisco Godoy Vega, Lucrecia Masson e Yos Piña Narváez), Frame Colectivo (Gabriela Salhe e Agapi Dimitriadou), Raquel Lima
Museum for the Displaced
Galeria da Boavista