Assentamento

António Bolota

Catálogo da mostra Assentamento de António Bolota, que esteve patente na Galeria Quadrum, entre 2 de fevereiro e 14 de abril de 2019, à curadoria de Sara Antónia Matos. Com textos da curadora e de Ana Anacleto, esta publicação aborda a exposição, bem como apresenta imagens do processo e montagem da mesma.

“O que faz com que uma obra de arte continue a ecoar através dos tempos, e mais que isso, qual a razão para se continuar a fazer escultura? A intervenção de António Bolota na Galeria Quadrum é uma escultura sobre o tempo e sobre a sobrevivência nele. A forte presença desta obra, efeito do seu peso global e da sua matéria, dos seus elementos geométricos, resulta de, através dos seus volumes, pôr em acção um jogo de verticalidades e horizontalidades, imagens de vida e de morte.”
– Sara Antónia Matos

“A obra “Assentamento” foi depositada ali – numa acção que entendemos temporária –, assume a sua condição horizontal e aquilo que entendemos como uma opção de altura ao nível do olhar. O seu posicionamento no espaço, e em relação a ele, permite ao espectador uma circulação apenas em torno do seu perímetro e é esta extrema contenção que torna possível ilibá-la de quaisquer artifícios, evitando que se transforme num gesto carregado de sofisticação retórica, permitindo-lhe assumir-se como uma simples e desconcertante manifestação da inteligência humana.”
– Ana Anacleto

ler mais
ler menos