Catálogo que documenta a exposição de Rui Inácio, O Mar É Vivo E Não Fala, que esteve patente na Galeria Quadrum entre 23 de maio e 2 de julho de 2017. Contém fotografias das obras expostas e textos de Sara Antónia Matos e Sofia Ponte.
“Daí poder dizer-se que a obra de Rui Inácio apresentada na Galeria Quadrum, apostando na exploração da categoria estranheza [uncanny], desafia os postulados mais óbvios da representação, remetendo o espectador para universos de formas arcaicas e anacrónicas, como que fossilizadas, e para as quais não há referências naturais ou reais óbvias.”
– Sara Antónia Matos
“Talvez presentemente esteja mais claro para o artista que o Desenho tem estado na origem das suas “paisagens imersivas”. Mais do que desenvolver narrativas, contar histórias, projetar mundos, Inácio produz abstrações que convocam formas e espaços por vezes próximos de elementos do real, como em “O Mar é Vivo e Não Fala”. Nesta exposição, Rui Inácio volta a propor uma condição para a escultura mais social do que a condição introspetiva sugerida pelo plinto. Ao integrar a base de apoio no corpo das suas esculturas antropomórficas, o artista introduz esses objetos num espaço de encontro, criando um ambiente imersivo para o visitante.”
– Sofia Ponte