Uma Obra em Seis Partes

Luisa Cunha

Catálogo de Uma Obra em Seis Partes de Luisa Cunha, com curadoria de Sara Antónia Matos e Pedro Faro. A instalação composta por seis momentos esteve patente nas cinco Galerias Municipais e Atelier-Museu Júlio Pomar entre 19 de abril e 5 de maio de 2024. A publicação reúne textos de Sara Antónia Matos e Pedro Faro, Luísa Santos, Delfim Sardo.

A instalação desenvolve-se em seis andamentos, seis frases, exigindo uma deslocação do espectador pela cidade de Lisboa.

«As suas obras têm, desde a década de 1990, desafiado as convenções expositivas e as expectativas tradicionais do espectador, confrontando-o com as suas próprias rotinas e modelos de comportamento socialmente impostos, aí abrindo brechas para afirmar o corpo e a voz como um topos político. O que Luisa Cunha reivindica é o direito ao não-canónico, a ocupar outro espaço e posição, lembrando que a produção de sentidos inaugurais decorre de campos e movimentos de deslize.»

Sara Antónia Matos, Pedro Faro

«A fala não pode existir enquanto ato linguístico se não for pautada pela presença constante de pausas, de silêncios. Afinal, o silêncio e a escuta estão interligados numa relação de poder.»

Luísa Santos

«Esta tentativa de sistematização é frágil e possivelmente falsa, precisamente por ser uma tentativa sistemática: no seu trabalho, o dispositivo irónico é inseparável do afeto, este do corpo e da sua experiência, do espaço como campo fenomenológico no qual o ato artístico acontece e a memória como horizonte no qual a recursividade possui a sua possibilidade.»

Delfim Sardo

ler mais
ler menos

Exposição

Data
Título
Artistas
Curadoria
Galeria
19.04.2024
– 09.05.2024
Uma obra em seis partes
Luísa Cunha
Sara Antónia Matos e Pedro Faro