“Your Money and Your Life” no Museu do Dinheiro

Fábio Colaço, José Pardal Pina e Tobi Maier

Visita guiada ao Museu do Dinheiro com a mediadora Margarida Sampaio, a propósito da exposição “Your Money and Your Life”. Depois da visita, segue-se uma conversa no auditório com o arquiteto e editor José Rui Pardal Pina, o artista Fábio Colaço (ambos colaboraram para a edição atual da revista Umbigo) e o Diretor das Galerias Municipais Tobi Maier.

A exposição “Your Money and Your Life””, de Claire Fontaine, patente na Galeria Av. da Índia até dia 5 de janeiro, gira em torno de valor, do lucro, da propriedade privada e da objetificação de seres humanos. “O dinheiro ou a vida” era, no passado, o clamor dos bandidos; hoje, o capitalismo exige ambos: o nosso dinheiro e o nosso tempo, a mobilização constante da nossa capacidade relacional e da nossa adaptabilidade para suportar condições de vida cada vez mais precárias.



”Signs” é uma série de símbolos gráficos desenhados por Fábio Colaço, que articulam as seis mais fortes e mais usadas moedas internacionais com a ideia de infinito. Surge de uma colaboração entre o artista, a revista Umbigo e o Museu do Dinheiro, como forma a estabelecer um fluxo de pensamento crítico sobre a produção da arte contemporânea e a museologia ou as instituições científicas e culturais em Portugal. Deste modo, e como é seu apanágio, o artista traça um olhar indagatório sobre o valor do dinheiro, a posição que ocupa nas decisões quotidianas ou políticas globais e nacionais, e uma espécie de darwinismo financeiro que passou a ocupar as grandes discussões e preocupações mundiais. Subjacente fica também a noção de dinheiro como objeto fetishista, à nossa mercê e prazer, ou, alternativamente, o dinheiro como um deus disponível para os que tudo têm e desejado para os nada têm.

ler mais
ler menos

Exposição Relacionada

Data
Título
Artistas
Curadoria
Galeria
24.10.2019
– 05.01.2020
Your Money and Your Life
Claire Fontaine
Anna Daneri
Galeria Avenida da Índia